Já olhaste bem para ti? Já te observaste? Olha para o espelho.
Os teus olhos até são bonitos, não são? Quantas coisas maravilhosas é que eles já viram? Viram provavelmente a cara de todos os que amas ou amaste, viram toda a beleza da natureza, como o mar, as cores, as flores…
E o teu nariz? É grande, pequeno, abatatado, arrebitado? O que é que isso interessa?
E a tua boca, quantas vezes já beijou? Quantas palavras bonitas é que já saíram dela?
Agora vamos para as tuas mãos, já pensaste no que elas fazem todos os dias? Quantas vezes já lavaram, cozinharam, escreveram, acariciaram? Já algum dia deste banho a um bebé? É maravilhoso, não é?
Podes não ter o corpo com que sonhavas, mas o teu corpo é perfeito, todos os dias te leva para onde queres ir, trabalha de manhã à noite, ou durante a noite. Pode ter peso excessivo, pode ter alguma deformidade no entanto estás vivo e ele funciona.
Agora fecha os olhos e lembra-te de todo o bem que já fizeste. Quantas vezes deste ânimo a alguém, quantas vezes fizeste algo com as tuas próprias mãos para oferecer? Quantas vezes correste para o hospital para visitar familiares ou amigos? Quantas vezes foste a um lar visitar um parente ou um amigo, ou mesmo à prisão?
Quantas vezes preparaste uma refeição para as pessoas que gostas? Quantas vezes emprestaste dinheiro? Quantas vezes o deste?
Quantas vezes ajudaste os teus colegas na escola? E no trabalho? Quantas vezes ajudaste alguém a carregar os sacos, ou a atravessar a rua?
Quantas vezes abraçaste alguém? Quantas vezes curaste com um beijo ou um abraço, alguém?
Muitas vezes, tenho a certeza que algumas destas coisas já as fizeste muitas vezes. E então, és boa pessoa, ou não? Lembra-te disto todos os dias.
Ana Silvestre
Comentários
Enviar um comentário