Avançar para o conteúdo principal

Sugestões Natalícias

Não existe nada melhor que receber um livro. Já há uns anos a esta parte que decidi oferecer a pequenada livros pelo Natal e vou continuar com esta tradição :)).
E como diz Kahlil Gibran...

"Um livro e como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."

Deixo vos algumas sugestões de livros de literatura infantil que podem oferecer este Natal aos mais pequenos :))


Tio Lobo


Conto popular italiano. Em todas as culturas há um leque de contos que advertem as crianças para os perigos causados pela desobediência e pela mentira. Tio Lobo mostra-nos que as histórias de terror também podem ser divertidas.

Xosé Ballesteros (adaptação)
Roger Olmos (ilustração)
Alexandre Honrado (tradução)
Editora Kalandraka


MAMÃ




A maternidade através da poesia e da arte, entre a ternura e a exuberância cromática. Um canto universal ao amor e à vida em toda a sua extensão, desde o ser humano e as criaturas que nos rodeiam, até à Terra Mãe.


Mariana Ruiz Johnson (ilustração)

Elisabete Ramos (tradução)

Editora Kalandraka

Um Livro para Todos os Dias




Cada manhã traz-nos sempre um dia por estrear, um dia por abrir, um dia por desembrulhar… Mais tarde, quando fazemos o balanço dos dias, encontramos dias para todos os gostos, desde aqueles verdadeiramente memoráveis, aos que passam por nós quase sem darmos por eles.
Um livro pelo qual desfilam muitos dias e momentos, capazes de nos transportar através da memória dos nossos próprios dias. 
Um livro para crianças crescidas e também para adultos que gostam de livros ilustrados.
 Recomendado por Gulbenkian/Casa da Leitura

Autora Isabel Minhós Martins
Ilustração Bernardo Carvalho
Editora Planeta Tangerina

A MANTA, UMA HISTÓRIA AOS QUADRADINHOS


Nos livros aos quadradinhos, cada quadrado conta um pedaço de uma história.
Neste livro, que não é um livro de banda-desenhada nem nada assim parecido, cada quadradinho (de tecido) tem também uma história para contar.
Há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta à avó olhar a manta e todas as personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar...

Autora Isabel Minhós Martins
Ilustração Yara kono
Editora Planeta Tangerina

A Volta ao Mundo em Oitenta Contos




Apresenta 80 contos, fábulas e lendas de diversos países e regiões desde a Ilha do Pico, com os Labregos, à Sibéria...Estas narrativas caracterizam-se pela sua brevidade, mas os seus temas variam entre aqueles que são muito especificos do pais de origem e os que têm um carácter mais amplo ou mesmo universal. A volta ao mundo em 80 contos, pela sua riqueza gráfica, pela sua narrativa digna do ponto de vista literário e acessível ao público actual, é uma obra indispensável na biblioteca de um jovem e de um educador.

Autor Albert Jané
Plátano Editora


O Coração e a Garrafa





O Coração e a Garrafa fala-nos de uma menina fascinada com o mundo à sua volta.Até que um dia algo aconteceu que a fez pegar no seu coração e guardá-lo num sítio seguro. Pelo menos durante algum tempo… Só que, a partir daí, nada parecia fazer sentido. Saberia ela quando e como recuperar o seu coração? Com esta história comovente, Oliver Jeffers explora os temas difíceis do amor e da perda, devolvendo-nos, de maneira notável, um sopro de alento e de vida. 



Autor Oliver Jeffers
Editora Orfeu Negro

O Livro que so queria ser lido







 Era uma vez um livro que teve o seu tempo, que esteve na moda, que passou de mão em mão, que teve leitores apaixonados e depois acabou na prateleira do esquecimento e da solidão; alimenta apenas um sonho: o de voltar a ser lido, que é uma forma de ser amado. O Livro que só Queria Ser Lido, da autoria de José Jorge Letria, é um elogio do livro e da leitura e transmite uma verdade essencial: os livros partilharão sempre connosco, pela vida fora, a magia da aventura e do saber. Este livro é da autoria de José Jorge Letria, conhecido jornalista, dramaturgo, poeta e autor, que possuí uma vasta obra para crianças e jovens.




Autor José Jorge Letria
Ilustrações Daniel Silva
Texto Editores









































Comentários

Mensagens populares deste blogue

A menina que queria ser maça

Quando perguntaram a Joaninha o que é que ela queria ser quando fosse grande (há sempre um dia em que um adulto nos faz essa pergunta), ela não hesitou: - Quando for grande quero ser maçã! Disse aquilo com tanta convicção que a mãe se assustou: - Maçã? A maior parte das crianças quer ser:  a)  astronauta  b)  médica/o  c) corredor de automóveis  d)  futebolista  e)  cantor/a  f)  presidente. Há algumas respostas mais originais: «Quero ser solteiro», confessou o filho de uma amiga minha. Conheço uma menininha que foi ainda mais ambiciosa: - Quando for grande quero ser feliz. Mas maçã? Joaninha, meu amor, maçã porquê? A pequena encolheu os ombos: «são tão lindas». Passaram-se os anos e a mãe pensou que ela se tinha esquecido daquilo. Mas não. No dia em que entrou para a escola a professora fez a todos os meninos a mesma pergunta: - Ora vamos lá a saber o que é que vocês querem ser quando forem grandes... Astronauta. Piloto de Fórmula 1. Cantora. Futebolista. Barbie (

Poesia de José Fanha

  Adorei!!         Poesia de José Fanha Editor: Lápis de Memórias   Publicado em 2012 este livro é uma coletânea de poemas escritos por José Fanha ao longo de mais de 40 anos. Considerado um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea, José Fanha é conhecido como poeta de intervenção cívica e pública, símbolo da luta pela liberdade e combate à exclusão. Nas suas mais variedades manifestações Fanha destaca-se pela forma única como trata todos de forma idêntica, sejam crianças ou adultos e defende que o “ local mais nobre para partilhar a palavra e fazer desaguar a poesia ” é a praça pública. Um dos meus favoritos ASAS Nós nascemos para ter asas meus amigos. Não se esqueçam de escrever por dentro do peito: nós nascemos para ter asas. No entanto, em épocas remotas vieram com dedos pesados de ferrugem para gastar as nossas asas assim como se gastam tostões. Cortaram-nos as asas como se fôssemos apenas operários obedientes, estudantes atencioso

A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite

As delicadas ilustrações de Lisbeth Renardy acompanham esta bonita história da escritora francesa Adeline Yzac que, com ritmo e magia, nos fala de amor, dicotomias, ciclos, solidão e imaginação… e de como as histórias trazem alegria ao mundo. Este livro dirigido ao público infantil conta a história do reino do Dia, onde o Sol nunca se punha, e do reino da Noite, onde o Sol não nascia nunca. O amor, porém, ultrapassa todas as barreiras temporais e espaciais, e eis que a Princesa do Dia e o Príncipe da Noite se apaixonam um pelo outro. Para poderem viver felizes para sempre, como nas histórias, é preciso encontrar uma solução… da noite para o dia. Um livro (editado pela Livros Horizonte) que integra o Plano Nacional de Leitura. Autoria  Lisbeth Renardy   Livros Horizonte