Renato sentia-se muito CONTENTE quando, por fim, chegava o inverno. Gostava muito de BRINCAR com os seus amigos na neve e de deslizar com o trenó por entre as árvores.
Ainda que, por vezes… isso lhe trouxesse PROBLEMAS.
Renato fica triste porque os seus chifres se prendem nas árvores do bosque, o que faz com que os outros animais gozem com ele e se sinta deslocado. Um percalço, porém, leva-o a aperceber-se de que há problemas que são, afinal, insignificantes face aos “verdadeiros” problemas. Renato não só encontra uma solução engenhosa, que vai ajudar todos os seus amigos; como também aprende a aceitar-se como é e a compreender que a felicidade pode ser mais desfrutada se for coletiva.
Este álbum de Manuel Hidalgo destaca-se pela ternura e pela simplicidade do texto, que joga com a tipografia maiúscula para reforçar a importância de determinadas palavras-chave na compreensão da história. A força plástica e narrativa das ilustrações, inclusivamente, permite omitir a presença de palavras nalgumas páginas. Sob um design atrativo, sucedem-se imagens de figuras expressivas e esquemáticas, para as quais é suficiente uma escala cromática muito simples, à base de vermelho, preto e branco.
Texto e ilustrações de ANTONIO HIDALGO
Kalandraka
Comentários
Enviar um comentário