Parabéns Samuel :)))
Samuel Pimenta, um jovem escritor português de 23 anos, irá lançar o livro “Geo Metria” no próximo dia 12 de outubro, na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
“Geo Metria” foi editado no Brasil pela “Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas”, com prefácio da escritora angolana Ana Paula Tavares e capa do artista plástico João Saramago e é o primeiro livro de poesia do escritor, que explicou que “a Feira do Livro de Frankfurt é um acontecimento literário e cultural de topo, reconhecido em todo o mundo. Ter 23 anos e poder lançar o meu primeiro livro de poesia num local como este é uma oportunidade que me deixa radiante, pelo simbolismo que tem para mim, mas também pelo que daí poderá surgir”. “Geo Metria” canta a geometria sagrada e o simbolismo de cada ato da vida, segundo o autor que diz ter sido influenciado por poetas como Fiama Hasse Pais Brandão e Luísa Demétrio Raposo, bem como por artistas como João Saramago e Ólafur Arnalds.
O escritor revelou que, após ter contactado algumas editoras portuguesas, sem ter obtido resposta, recebeu a proposta de edição da Literarte. Assim decidiu editar “Geo Metria” no Brasil e segundo afirma, os leitores brasileiros que acompanham o escritor têm habitualmente, uma opinião positiva da sua escrita. Entretanto, depois de ter anunciado que iria à Feira do Livro de Frankfurt, foi contactado por algumas editoras portuguesas. Samuel Pimenta irá avançar com a edição de “O relógio”, premiado no Jovens Criadores 2012, pela Livros de Ontem. E há também a perspetiva de avançar com a edição de “Geo Metria”.
A participação nesta Feira do Livro é uma oportunidade para levar a Lusofonia mais longe.
Samuel Pimenta, que se tem empenhado na promoção da literatura e cultura lusófonas, nasceu em Alcanhões, uma vila do concelho de Santarém, e escreve desde os seus 10 anos. Aos 18 anos mudou-se para Lisboa para estudar, cidade onde acabou por ficar, tendo-se licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.
Em 2010, foi um dos contemplados com o VI Prémio Literário Valdeck Almeida de Jesus na vertente de Poesia, no Brasil.
No ano 2011, foi cronista na revista online Clique e em 2012, foi um dos escritores distinguidos com o Prémio Jovens Criadores 2012, na vertente de Literatura, promovido pelo Governo de Portugal e pelo Clube Português de Artes e Ideias com o poema “O relógio”.
Este ano, Samuel Pimenta foi homenageado no VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, na Fundação José Saramago pelo seu trabalho em prol da Literatura e da Cultura Lusófonas, tendo sido nomeado Sócio Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. O escritor também tem participado em diversas conferências e encontros literários e tem colaborado com publicações em Portugal, no Brasil, em Angola e em Moçambique.
Presentemente, é cronista do site de informação "Rede Regional", também escreve regularmente para o seu blog pessoal (samuelpimentablog.blogspot.com) e dinamiza tertúlias literárias, para além de ser também Conselheiro em Portugal da Literart
Comentários
Enviar um comentário