Avançar para o conteúdo principal

Jovem escritor português lança livro na Feira do Livro de Frankfurt


Parabéns Samuel :)))

Samuel Pimenta, um jovem escritor português de 23 anos, irá lançar o livro “Geo Metria” no próximo dia 12 de outubro, na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. 
“Geo Metria”  foi editado no Brasil pela “Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas”, com prefácio da escritora angolana Ana Paula Tavares e capa do artista plástico João Saramago e é o primeiro livro de poesia do escritor, que explicou que “a Feira do Livro de Frankfurt é um acontecimento literário e cultural de topo, reconhecido em todo o mundo. Ter 23 anos e poder lançar o meu primeiro livro de poesia num local como este é uma oportunidade que me deixa radiante, pelo simbolismo que tem para mim, mas também pelo que daí poderá surgir”. “Geo Metria” canta a geometria sagrada e o simbolismo de cada ato da vida, segundo o autor que diz ter sido influenciado por poetas como Fiama Hasse Pais Brandão e Luísa Demétrio Raposo, bem como por artistas como João Saramago e Ólafur Arnalds.
O escritor revelou que, após ter contactado algumas editoras portuguesas, sem ter obtido resposta, recebeu a proposta de edição da Literarte. Assim decidiu editar “Geo Metria” no Brasil e segundo afirma, os leitores brasileiros que acompanham o escritor têm habitualmente, uma opinião positiva da sua escrita. Entretanto, depois de ter anunciado que iria à Feira do Livro de Frankfurt, foi contactado por algumas editoras portuguesas. Samuel Pimenta irá avançar com a edição de “O relógio”, premiado no Jovens Criadores 2012, pela Livros de Ontem. E há também a perspetiva de avançar com a edição de “Geo Metria”. 
A participação nesta Feira do Livro é uma oportunidade para levar a Lusofonia mais longe.
Samuel Pimenta, que se tem empenhado na promoção da literatura e cultura lusófonas, nasceu em Alcanhões, uma vila do concelho de Santarém, e escreve desde os seus 10 anos. Aos 18 anos mudou-se para Lisboa para estudar, cidade onde acabou por ficar, tendo-se licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. 
Em 2010, foi um dos contemplados com o VI Prémio Literário Valdeck Almeida de Jesus na vertente de Poesia, no Brasil. 
No ano 2011, foi cronista na revista online Clique e em 2012, foi um dos escritores distinguidos com o Prémio Jovens Criadores 2012, na vertente de Literatura, promovido pelo Governo de Portugal e pelo Clube Português de Artes e Ideias com o poema “O relógio”. 
Este ano, Samuel Pimenta foi homenageado no VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, na Fundação José Saramago pelo seu trabalho em prol da Literatura e da Cultura Lusófonas, tendo sido nomeado Sócio Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. O escritor também tem participado em diversas conferências e encontros literários e tem colaborado com publicações em Portugal, no Brasil, em Angola e em Moçambique. 
Presentemente, é cronista do site de informação "Rede Regional", também escreve regularmente para o seu blog pessoal (samuelpimentablog.blogspot.com) e dinamiza tertúlias literárias, para além de ser também Conselheiro em Portugal da Literart

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A menina que queria ser maça

Quando perguntaram a Joaninha o que é que ela queria ser quando fosse grande (há sempre um dia em que um adulto nos faz essa pergunta), ela não hesitou: - Quando for grande quero ser maçã! Disse aquilo com tanta convicção que a mãe se assustou: - Maçã? A maior parte das crianças quer ser:  a)  astronauta  b)  médica/o  c) corredor de automóveis  d)  futebolista  e)  cantor/a  f)  presidente. Há algumas respostas mais originais: «Quero ser solteiro», confessou o filho de uma amiga minha. Conheço uma menininha que foi ainda mais ambiciosa: - Quando for grande quero ser feliz. Mas maçã? Joaninha, meu amor, maçã porquê? A pequena encolheu os ombos: «são tão lindas». Passaram-se os anos e a mãe pensou que ela se tinha esquecido daquilo. Mas não. No dia em que entrou para a escola a professora fez a todos os meninos a mesma pergunta: - Ora vamos lá a saber o que é que vocês querem ser quando forem grandes... Astronauta. Piloto de Fórmula 1. Cantora. Futebolista. Barbie (

Poesia de José Fanha

  Adorei!!         Poesia de José Fanha Editor: Lápis de Memórias   Publicado em 2012 este livro é uma coletânea de poemas escritos por José Fanha ao longo de mais de 40 anos. Considerado um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea, José Fanha é conhecido como poeta de intervenção cívica e pública, símbolo da luta pela liberdade e combate à exclusão. Nas suas mais variedades manifestações Fanha destaca-se pela forma única como trata todos de forma idêntica, sejam crianças ou adultos e defende que o “ local mais nobre para partilhar a palavra e fazer desaguar a poesia ” é a praça pública. Um dos meus favoritos ASAS Nós nascemos para ter asas meus amigos. Não se esqueçam de escrever por dentro do peito: nós nascemos para ter asas. No entanto, em épocas remotas vieram com dedos pesados de ferrugem para gastar as nossas asas assim como se gastam tostões. Cortaram-nos as asas como se fôssemos apenas operários obedientes, estudantes atencioso

A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite

As delicadas ilustrações de Lisbeth Renardy acompanham esta bonita história da escritora francesa Adeline Yzac que, com ritmo e magia, nos fala de amor, dicotomias, ciclos, solidão e imaginação… e de como as histórias trazem alegria ao mundo. Este livro dirigido ao público infantil conta a história do reino do Dia, onde o Sol nunca se punha, e do reino da Noite, onde o Sol não nascia nunca. O amor, porém, ultrapassa todas as barreiras temporais e espaciais, e eis que a Princesa do Dia e o Príncipe da Noite se apaixonam um pelo outro. Para poderem viver felizes para sempre, como nas histórias, é preciso encontrar uma solução… da noite para o dia. Um livro (editado pela Livros Horizonte) que integra o Plano Nacional de Leitura. Autoria  Lisbeth Renardy   Livros Horizonte