Katsumi komagata
É com sabedoria, beleza e simplicidade que o designer gráfico japonês Katsumi Komagata aposta em nós . Enquanto todos os objetos desenvolvidos para crianças são feitos de materiais resistentes, o artista usa da delicadeza para ensinar às crianças que tudo na vida é frágil – inclusive as relações humanas.
Numa mistura perfeita e abstrata, Komagata ultrapassa a classificação de livro infantil para nos apresentar obras de arte, daquelas que nos convidam ao manuseio e contato físico intenso. O simples de Komagata é muito mais complexo do que se imagina. É um caminho de desenvolvimento em que todos podem participar.
A história de Komagata com os livros vem da sua relação com a filha, há mais de 20 anos. O contato visual foi o ponto de partida para que o artista estabelecesse um laço afetivo através da comunicação. Após perceber que os olhinhos da filha seguiam as cores brilhantes das suas criações, ele nunca mais parou e acabou em se especializar em livros infantis. E para que pudesse surpreendê-la sempre, cada uma de suas obras trabalham com a curiosidade e o novo. Não há fórmula que se repete, com exceção da delicadeza e da influência do origami – técnica que ele diz revisitar para não parecer ultrapassado.
Através da imaginação, todos os seus livros desafiam não somente às crianças, mas os adultos, a verem o mundo a partir de um novo ângulo. E assim, experimentar a contemplação plena, de quem vê na natureza, na cor e na música, um livro feito de recortes impecáveis, com ou sem palavras, impressão caprichada e acabamento sofisticado. E mais: um objeto possível de pegar e sentir, desde que se permita à mente operar em modo criativo.
Komagata também vive a passar seus ensinamentos adiante. Ministra oficinas em vários países e é um dos principais nomes dos livros e projetos táteis para crianças. A ideia de dividir o que vem acumulando vem justamente de querer tirar as pessoas da sua zona de conforto e aproximar a sociedade através de experiências e comunicação, palavra que usa muito. Para ele, aquilo que é muito fácil não parece real, e as crianças têm de enfrentar desafios justamente para valorizar a vida ainda mais. Afinal, tudo se parte.
A Cloud |
Little tree
Fonte: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=220
|
Comentários
Enviar um comentário